quarta-feira, 21 de setembro de 2011

BlackBerry cria chip que até faz pagamentos

Todos os fabricantes de telefonia móvel estão apresentando as suas soluções de pagamentos para smartphones, e a Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, não podia ficar para trás. Recentemente, eles anunciaram que planejam oferecer para seus usuários a inserção de um chip que transforma os celulares em aparelhos de pagamento.


Segundo Andrew Bocking, vice-presidente de software para celulares da Research In Motion, o ecossistema em desenvolvimento por eles é muito dinâmico, com muitas pessoas envolvidas. “Muita coisa precisa acontecer”, disse Bocking. A RIM também vai aproveitar o fato dos seus aparelhos serem a principal escolha em repartições governamentais para desenvolver um sistema de identificação de acesso pelos smartphones, para substituir os crachás.


Esse novo sistema de identificação será fruto de uma parceria entre a Research in Motion e a HID Global, que anunciaram na última quinta-feira (15/09) uma parceria, que vai permitir que os usuários dos novos aparelhos BlackBerry Bold e BlackBerry Curve utilizem os dispositivos como cartões de identidade para acesso aos locais de trabalho, ou outras áreas de acesso restrito.


Denis Hebert, presidente-executivo da HID Global, destaca que “é uma novidade no setor, e um marco importante para nós, pois vai permitir que um telefone móvel armazene dados de identidade para acesso lógico e físico”.


Enquanto isso, a Research in Motion continua desenvolvendo sua alternativa para pagamentos em dispositivos móveis. A empresa resolveu não adotar o NFC, que foi a escolha de empresas como Google e Nokia, uma vez que o chip sofre de algumas resistências de bancos, comerciantes, outros fabricantes de telefonia e até operadoras de telefonia móvel. Eles apostam na sua própria tecnologia para atrair especificamente o público corporativo, que representa o volume maior de usuários dos smartphones BlackBerry.


Fonte: Eduardo Moreira/TechTudo (Via Reuters)