sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Donos de Xperia Arc enfrentam problemas com telas que quebram sozinhas

Um dos principais produtos da Sony Ericsson, o Xperia Arc, tem recebido reclamações de todo o mundo por um defeito na tela do aparelho que, sem razão aparente, quebra próximo ao sensor de luz frontal do celular. O vidro racha em uma fenda pouco espessa, sempre no mesmo local e, embora a Sony tenha reconhecido que o problema acontece, alguns proprietários têm dificuldades para acionar o serviço de garantia.


O problema com a tela ocorreu em diversos países, mostrando que, ao que parece, trata-se de uma falha de fabricação em escala global. Como o problema é relativamente recente, também não se descarta uma falha de projeto no celular, que tem uma configuração parruda e um design ultra-fino.


Proprietários reportam problemas com tela do Xperia Arc quebrando sozinha 
(Foto: Divulgação)


Consumidores dos Estados Unidos, Holanda, Reino Unido, Alemanha e Itália foram os primeiros a reclamar do defeito, que vem se tornando recorrente. Um porta-voz da Sony Ericsson já reconheceu que uma parte dos aparelhos apresenta este defeito:

“Estamos cientes de que alguns proprietários de Xperia Arc estão tendo problemas com uma pequena fratura na tela. Embora este defeito não afete o desempenho do aparelho, eles podem entrar em contato com a Sony Ericsson para reparos”.

Existe ainda um outro problema. Alguns usuários reclamam que, enquanto alguns proprietários são convidados a enviar seus aparelhos para o conserto, outros são avisados de que o defeito não tem cobertura pela garantia. Uma situação, no mínimo, incoerente.

E você, proprietário aqui no Brasil, já teve algum problema com o seu Xperia Arc?

Fonte: Ubergizmo/ Filipe Garrett/ TechTudo

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Intel e Samsung apoiarão novo Linux para celulares

(Reuters) - Dois grupos de software Linux anunciaram na quarta-feira que uniram forças para desenvolver um novo sistema operacional para celulares e outros aparelhos em colaboração com a Intel e Samsung Electronics.


No entanto, analistas consideram que a nova plataforma Tizen deve enfrentar dificuldade para atrair mais apoio dos programadores e fabricantes na concorrência com os cerca de 12 outros sistemas operacionais já existentes em um mercado dominado pela Apple e pelo Google Android, também baseado no Linux.


Mesmo grandes empresas de tecnologia como a Nokia e a Hewlett-Packard optaram por abandonar suas plataformas próprias para celulares, este ano.


"A melhor esperança para o projeto é que as grandes operadoras comecem a se preocupar com o crescente domínio do Android sobre os celulares inteligentes e decidam deliberadamente optar por plataformas rivais, a fim de restringir a grande influência que o Google vem desenvolvendo sobre o mercado móvel," disse o analista Neil Mawston, da Strategy Analytics.


A LiMO Foundation e a Linux Foundation anunciaram que a nova plataforma Tizen será um sistema operacional de fonte aberta e padronizado para múltiplos aparelhos, entre os quais smartphones, tablets, televisores inteligentes, netbooks e sistemas de informação e entretenimento para veículos.


O lançamento inicial deve acontecer no primeiro trimestre de 2012, o que permitirá que os primeiros aparelhos equipados com o Tizen cheguem ao mercado na metade do ano que vem, anunciaram os dois grupos.


A Intel, maior fabricante mundial de semicondutores, que desenvolveu o MeeGo, um sistema operacional próprio baseado no Linux, e a Samsung, segunda maior fabricante mundial de smartphones e uma das principais colaboradoras da LiMo, presidirão o comitê técnico que orientará o desenvolvimento do Tizen.


Fonte: Reuters/ Tarmo Virki

Apple confirma: lançamento do novo iPhone será em 4 de outubro

Com ícones do iOS, Apple convida a imprensa a falar de iPhone
Foto: Reprodução/Geek

A Apple não disse com todas as letras, mas finalmente enviou convites para a imprensa norte-americana para um evento que será realizado no dia 4 de outubro, em seu campus em Cupertino. O convite formado por ícones do iOS dá a entender que o tema é tão esperado lançamento da próxima geração do iPhone.


Nos ícones do convite, é possível ver a data do evento; no ícone do Mapas o local em que ele vai acontencer (campus da Apple); o relógio mostra o horário do evento - 10h PST - e o ícone do telefone aliado à frase "Vamos falar (de/com) iPhone" pode ser uma pista de que o Assistant - o incrível sistema de controle de voz que supostamente virá no iPhone 5 - pode ser um dos grandes destaques do evento.


A apresentação, primeira em anos sem Steve Jobs, deverá ser feita pelo novo CEO da Apple, Tim Cook, e começa por volta de 14h no horário de Brasília.


Fonte: Geek e do Gizmodo/ Portal Terra

Youtube ganha novo layout para versão mobile online

Em julho a versão para desktops do Youtube ganhou um novo layout, ainda em fase de testes, chamado Cosmic Panda. O mesmo estilo está sendo testado agora também na sua versão mobile.


Esta nova versão tem uma barra de opções mais escura e os vídeos também são exibidos com um fundo preto. Os botões também mudaram e novas opções foram adicionadas.


Novo layout - Youtube

Agora é possível adicionar um vídeo aos favoritos, compartilhá-lo, ativar a versão HD do vídeo, se inscrever em um canal, fazer comentários e usar os botões de "gostei/não gostei". As funcionalidade ficam bem próximas do que encontramos na versão desktop do site.


Se for abrir a versão móvel do Youtube no seu celular agora, continuará vendo o layout antigo. Não se preocupe, como o novo layout ainda está em fase beta, ainda é preciso ativá-lo manualmente. Para isso, basta acessar http://m.youtube.com/new_visual_design diretamente do navegador do seu celular.


Fonte: Tudocelular.com

terça-feira, 27 de setembro de 2011

As disputas de marketing entre Oi, Claro, Tim e Vivo


No mês de julho, a Telecom Italia Mobile (TIM) chegou à vice-liderança de mercado, com uma diferença de 609 mil linhas ativas para a terceira colocada, a Claro, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O setor de telefonia móvel no Brasil é disputado acirradamente por essas duas empresas e também pela Vivo, que ocupa a liderança do mercado, e pela Oi, quarta colocada no ranking.


A líder Vivo apresenta, em grande parte das vezes, campanhas institucionais. O mais recente sucesso foi o clipe da música “Eduardo e Mônica”, da banda Legião Urbana, em que os produtos e serviços da empresa apareciam nas relações entre os personagens. A empresa também patrocina vários eventos e a Seleção Brasileira.


Já a segunda colocada, Tim, apresenta campanhas para alavancar as vendas do produto “Liberty” com a presença do Blue Man Group. A operadora também tem a sua marca exposta em ações e diversos eventos, além de estar presente nas camisas dos principais times de São Paulo.


A Claro faz um mix entre mostrar qualidade, imagem e produtos modernos, como os tablets e smartphones, para trazer a visão de que é uma operadora atualizada e de alta conectividade. Com a reestruturação do seu marketing, adotou ações inovadoras como o patrocínio no twitter do jogador Ronaldo Nazário, o @ClaroRonaldo, a exclusividade do aparelho Motorola Atrix e o patrocínio principal do Rock in Rio.


A quarta colocada, Oi, foca 90% de suas ações em campanhas publicitárias agressivas, para elevar o Share. A mais recente visa desmascarar o “valor agregado” dos produtos que são anunciados como grátis pela concorrência, comparando à sua própria atuação. A operadora também conta com uma boa estrutura por todo o país.


Ao mesmo tempo em que geram retorno positivo, as campanhas também dão trabalho ao Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar). No primeiro semestre do ano, a TIM foi a campeã de punições do Conar. A operadora sofre oito derrotas em reuniões que definiram alterações ou suspensões de suas campanhas publicitárias. A mesma empresa também denunciou a Claro pela propaganda “Claro Fala Mais Brasill por chamada”, alegando que gerava um entendimento errado por parte dos clientes e que a chamada poderia custar muito além do anunciado. Ainda da mesma operadora, a TIM questionou também a campanha “Troque o Chip”, com a justificativa de que poderia induzir os usuários a trocar de operadora sem ter a ciência das condições reais na peça publicitária.


Além da concorrência entre si, as quatro operadoras precisam disputar o mercado com uma nova empresa do ramo: a Nextel. Recentemente, o jogador Neymar foi contratado como garoto-propaganda, com o objetivo de atingir o público jovem e associar a qualidade dele à da operadora. Em suas campanhas, a Nextel foca sua alta qualidade, praticidade e status, e suas ações estão voltados para as classes altas, com o patrocínio de eventos esportivos como a Stock Car, por exemplo.



Fonte: Meio & Mensagem/ Por Karina Sgarbi

Nokia C3 tem Wi-Fi e acesso a redes sociais por preço acessível



A Nokia, líder mundial em mobilidade, anuncia o lançamento no Brasil do Nokia C3, projetado para oferecer ferramentas aprimoradas de troca de mensagens e redes sociais por um preço acessível. O Nokia C3 tem teclado QWERTY e possibilita o acesso a até 10 contas de e-mail, chats (mensagens instantâneas) e redes sociais, incluindo o Orkut.


“As pessoas querem estar conectadas o tempo todo sempre com uma ótima experiência seja para acessar seus e-mails, conversar com seus amigos ou apenas atualizar seu status no Facebook ou no Twitter. Tudo isso integrado a um produto bonito, compacto e acessível, O Nokia C3 foi feito justamente para isso”, afirma Fernanda Camargo, gerente de produtos da Nokia.


QUERTY em S40


O Nokia C3 traz a proposta de oferecer a experiência de um smartphone em um produto de entrada. Ele é o primeiro telefone da Nokia que oferece um teclado completo QWERTY para o sistema Symbian S40. Além disso, também é o primeiro na série que possibilita acesso a redes sociais diretamente na tela principal, por meio do serviço Nokia Messaging.
As pessoas podem ver, comentar e compartilhar fotos para suas redes preferidas, incluindo Facebook ou Twitter. O produto ainda apresenta um atalho para o Orkut Mobile, aplicado também na tela inicial do C3. A conexão pode ser feita por Wi-Fi/WLAN, outra funcionalidade pouco comum em concorrentes na mesma faixa de preço.


O Nokia C3 oferece também serviços Ovi Mail e Ovi Chat. Para usuários que ainda não possuem uma conta de e-mail, é possível criá-la diretamente pelo celular e já configurar, em poucos passos, a sua caixa postal. O aparelho possibilita a configuração de até 10 contas de e-mail, incluindo provedores globais como Hotmail, Yahoo Mail e Gmail.


Já o Ovi Chat permite que o usuário possa cadastrar sua conta Ovi no Ovi Chat para ficar em contato com os seus amigos. Além do Ovi Chat, o produto também inclui outros serviços de mensagens instantâneas (chats), como Windows Live Messenger, Yahoo Messenger ou Google Talk. O Nokia C3 também vem com câmera de 2 megapixels, tela de 2.4 polegadas, similar a produtos Nokia como E71, e suporte para cartão de memória de até 8 GB (o produto acompanha cartão de memória de 2GB). Também vem pronto para uso o acesso à Ovi Loja, onde há diversos aplicativos para baixar e customizar o produto.


O Nokia C3 chega ao mercado brasileiro em outubro, pelo preço sugerido de R$ 449,00.


Fonte: Nokia

Nokia leva o WhatsApp para o Nokia C3 e o X2-01


A Nokia tem uma boa notícia para os usuários de aparelhos Nokia C3 e Nokia X2-01. A gora, os dois modelos, que rodam o sistema operacional S40, passam a ser compatíveis com o WhatsApp, aplicativo de troca de conteúdo. O anúncio mostra a estratégia da Nokia de democratizar a tecnologia, levando as funcionalidades para camadas mais acessíveis.


O Nokia C3, um dos produtos mais vendidos da Nokia no País, e o Nokia X2-01, começam a contar com um dos apps de chat mais famosos do mundo, que permite a troca de mensagens multi-plataformas, por uso de Wi-Fi ou conexão de dados. Ele já está disponível gratuitamente, a partir de hoje, na loja de aplicativos da Nokia.


O grande diferencial do WhatsApp, que já é compatível com a maioria dos modelos Premium da Nokia, é sua versatilidade e facilidade de uso. Ele é um dos poucos aplicativos que roda em diversas plataformas, tornando a troca de mensagens mais fácil mesmo entre telefones e smartphones de marcas diferentes. Além disso, não é necessário fazer login algum para usá-lo. Basta digitar o número do telefone cadastrado e pronto. O app busca, automaticamente, na lista de contatos na agenda do usuário, quem também usa WhatsApp. A partir daí, basta ver quem está online para começar a mandar e receber mensagens.


Desde o final do ano passado, a Nokia é a maior fabricante mundial de celulares com teclado QWERTY. O Nokia C3 e o Nokia X2-01, extremamente populares no Brasil, diminuem a barreira de entrada aos consumidores que gostariam de ter um aparelho completo, muito funcional, a um preço acessível (R$ 349 e R$ 249 respectivamente) e com um teclado QWERTY. Globalmente, foram 17 milhões de Nokia C3 comercializados até maio de 2011.


Fonte: Nokia

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Samsung Galaxy S2 já tem 10 milhões de unidades vendidas

Os temores da Apple com relação à Samsung parecem ser justificáveis. Nesta segunda (26), a empresa sul-coreana divulgou um comunicado à imprensa informando que o Samsung Galaxy SII, lançado em abril, já vendeu 10 milhões de unidades até agora. Pouco, se comparado ao iPhone, que vendeu 20 milhões apenas no segundo trimestre, mas ainda assim um número expressivo.



Samsung Galaxy S II: 10 milhões de unidades vendidas (Foto: Divulgação)

A estatística é mais incrível ainda se for feita uma análise do número recente de vendas. Afinal, até julho, haviam sido negociados cerca de cinco milhões de smartphones - ou seja: em dois meses o número de Galaxy SII no mercado dobrou. Sendo assim, espera-se que o novo modelo do celular da Samsung bata todos os números de seu antecessor, que demorou sete meses para alcançar a mesma marca.

JK Shin, presidente do setor de Comunicações da Samsung, aproveitou para fazer uma pequena propaganda da capacidade de desenvolvimento de aparatos tecnológicos de sua empresa. Segundo ele, este sucesso mostra que o consumidor confia na gigante sul-coreana.

"Desde abril o Galaxy SII é um sucesso de vendas, e isso mostra que a capacidade da Samsung e seu comprometimento com este mercado fazem a diferença. Em apenas cinco meses tivemos um crescimento enorme e sua popularidade aumentou muito em todo o mundo. Consumidores de diversos países já estão escolhendo o Galaxy como seus celulares", disse.

Resta esperar até o mês de outubro, quando a principal concorrente da Samsung neste mercado, a Apple, lançar a nova versão do iPhone. Enquanto isso, as duas seguem brigando judicialmente em diversos países e lutando pelo primeiro lugar nas vendas de smartphones e tablets no planeta.


Fonte: Via Engadget/ por Thiago Barros para o TechTudo

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nokia está confiante que lançará celular com Windows Phone em 2011


Nokia abandonou sua plataforma para adotar software da Microsoft. Aliança é destinada a reforçar a presença das empresas no mercado.


A maior produtora de telefones celulares do mundo em volume, a Nokia disse nesta sexta-feira (23) que está cada vez mais certa de que o seu primeiro aparelho com windows Phone chegará ao mercado ainda em 2011.

"Como dissemos antes, estamos mais confiantes de que despacharemos nosso primeiro Windows Phone neste ano", afirmou o porta-voz da Nokia, Doug Dawson.

No início do ano, a Nokia anunciou que iria abandonar o seu sistema operacional para smartphones Symbiam para adotar o software da Microsoft, em uma aliança destinada a reforçar a presença de ambas as empresas no mercado de celulares.


Fonte: Reuters/ G1

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Usuários de celulares 3G mais que dobram no Brasil em um ano

País tem agora 31,7 milhões de acessos por esse tipo de tecnologia

O número de assinantes de serviços de banda larga cresceu 60,4% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. O Brasil agora tem 47,8 milhões de usuários desses serviços de internet, levando em conta banda larga fixa e móvel (modems de conexão à internet e celulares 3G). Em agosto de 2010, esse número era de 29,8 milhões.


Os dados são de um balanço da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações) divulgado nesta sexta-feira (16).


Esse número é influenciado principalmente pela banda larga móvel, com o aumento de telefones com 3G. Entre os meses de agosto de 2010 e 2011, o número de assinantes desse tipo de serviço cresceu 117%, ou seja, mais que dobrou, passando de 11,4 milhões para 31,7 milhões.


A banda larga móvel como um todo, incluindo os modens, teve evolução de 87,1%, chegando a 31,7 milhões de acessos.


A internet rápida e física caminhou a passos mais lentos, com 25,3% de crescimento – em 2010 havia 12,9 milhões de assinantes desse tipo de serviço, número que agora pulou para 16,1 milhões.


Um dos motivos desse fenômeno é a queda dos preços e o aumento da renda do brasileiro. De acordo com uma pesquisa da UIT (União Internacional de Telecomunicações), órgão ligado à ONU (Organização das Nações Unidas) divulgada nesta quinta-feira (15), a banda larga no Brasil passou a pesar 64% menos no orçamento das famílias brasileiras entre 2008 e 2010.


O relatório considerou o custo da banda larga de no mínimo 256 KBps com 1 GB de dados. Essa velocidade é 75% menor que a velocidade do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) que é de 1 MBps por R$ 35. Esse programa do governo tende a baixar ainda mais o custo da internet caso a ONU mantenha esse critério nos próximos relatórios.


Fonte: R7



Vendas de celulares são recorde em agosto


O mercado brasileiro de telefonia móvel terminou agosto com 224 milhões de celulares habilitados, informou há pouco a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


No mês passado, as operadoras venderam 3,7 milhões de novas linhas, com alta de 1,67%na comparação com julho. O volume representa o melhor desempenho para um mês de agosto desde a implantação da telefonia móvel no país, com a ajuda do aquecimento da economia e das vendas do Dia dos Pais.


Outro fator que contribuiu para a expansão do número de linhas foi a demanda por celulares com acesso à banda larga móvel. Segundo a Anatel, os aparelhos de telefone e os modens capazes de se conectar às redes de terceira geração (3G) somavam 31,7 milhões de terminais no fim de agosto, o que mostra um crescimento de 53,56% no ano.


De acordo com o levantamento, o país encerrou o mês com 114,88 celulares para cada cem habitantes.


Fonte: O Globo (Talita Moreira Valor)



BlackBerry cria chip que até faz pagamentos

Todos os fabricantes de telefonia móvel estão apresentando as suas soluções de pagamentos para smartphones, e a Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, não podia ficar para trás. Recentemente, eles anunciaram que planejam oferecer para seus usuários a inserção de um chip que transforma os celulares em aparelhos de pagamento.


Segundo Andrew Bocking, vice-presidente de software para celulares da Research In Motion, o ecossistema em desenvolvimento por eles é muito dinâmico, com muitas pessoas envolvidas. “Muita coisa precisa acontecer”, disse Bocking. A RIM também vai aproveitar o fato dos seus aparelhos serem a principal escolha em repartições governamentais para desenvolver um sistema de identificação de acesso pelos smartphones, para substituir os crachás.


Esse novo sistema de identificação será fruto de uma parceria entre a Research in Motion e a HID Global, que anunciaram na última quinta-feira (15/09) uma parceria, que vai permitir que os usuários dos novos aparelhos BlackBerry Bold e BlackBerry Curve utilizem os dispositivos como cartões de identidade para acesso aos locais de trabalho, ou outras áreas de acesso restrito.


Denis Hebert, presidente-executivo da HID Global, destaca que “é uma novidade no setor, e um marco importante para nós, pois vai permitir que um telefone móvel armazene dados de identidade para acesso lógico e físico”.


Enquanto isso, a Research in Motion continua desenvolvendo sua alternativa para pagamentos em dispositivos móveis. A empresa resolveu não adotar o NFC, que foi a escolha de empresas como Google e Nokia, uma vez que o chip sofre de algumas resistências de bancos, comerciantes, outros fabricantes de telefonia e até operadoras de telefonia móvel. Eles apostam na sua própria tecnologia para atrair especificamente o público corporativo, que representa o volume maior de usuários dos smartphones BlackBerry.


Fonte: Eduardo Moreira/TechTudo (Via Reuters)